03 novembro, 2020

Globalização Cultural



                

                

Todos nós sabemos que a globalização é o processo pelo qual o mundo está se tornando cada vez mais interconectado. Geralmente, quando se fala em globalização pensamos, imediatamente, em aspectos tecnológicos, porém, a globalização moldou outros cenários como o econômico e político, e além desses, também influenciou o cenário cultural. Pense o que você fez ontem, o que comeu, o filme que assistiu, as músicas que ouviu, as redes sociais que usou. Há uma grande chance de suas escolhas terem sido influenciadas pelo resultado da globalização.


Teoricamente a globalização cultural é um processo de mão dupla, porém, as potências econômicas e políticas mundiais são as maiores influenciadoras. Elas disseminam ideias, valores e comportamentos pois possuem o poder econômico necessário para expandir uma mídia cultural mundial através de suas corporações transnacionais, permitindo-os exercer uma influência cultural importante sobre os países com menos poder financeiro. E a consequência disso é a mudança de costumes, crenças e padrões que algumas nações sofrem por esse processo.

Como exemplo podemos citar a influência dos filmes de Hollywood que, durante décadas, criaram padrões estéticos, de moda e comportamento. Além de ser uma poderosa indústria, os filmes hollywoodianos servem aos interesses ideológicos e mercadológicos das grandes corporações e, dada sua distribuição em escala global, influenciam na formação de pessoas no mundo todo. 


Da mesma forma, as telenovelas brasileiras são utilizadas para formação social, política e cultural e se configuram como um dos principais produtos culturais de exportação do país, criando uma imagem muitas vezes falseada do Brasil.


Leia reportagem da revista Rollingstone e assista ao documentário dirigido pelo cineasta brasileiro Joel Zito Araújo que mostram um pouco dos efeitos da globalização via indústria cultural e como isso contribuiu e ainda contribui para criação de estereótipos e apagamentos da diversidade cultural no mundo. E não deixe de registrar sua opinião nos comentário do nosso blog. Até mais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com a EMPHR! Deixe aqui sua mensagem.