24 novembro, 2020

Como lidar com nossos sentimentos durante a Pandemia?




Oi, tudo bem? Como vai você? Nos últimos meses, essa tem sido uma pergunta recorrente. As pessoas estão distantes socialmente e a frase: “Tudo vai passar, vai ficar tudo bem” tem sido um mantra nos canais de comunicação. Agora, fala sério. Já se passaram mais de oito meses de distanciamento social e gostaríamos de saber como andam suas emoções? Como você está lidando com tudo isso? Como você encara seus sentimentos? Afinal, o ano está acabando e as festas natalinas estão aí. Temos consciência de que teremos que aprender a comemorar a distância para que nosso esforço não se torne em vão. Vamos falar e refletir um pouquinho sobre como cuidar das nossas emoções. 

Para nos ajudar, teremos como referência Daniel Goleman. Vamos conhecer um pouquinho sobre ele antes de começarmos:

Quem é Daniel Goleman?

Filho de professores universitários, Goleman nasceu em 07 de março de 1946, é um jornalista científico dos Estados Unidos. Por doze anos, escreveu para o The New York Times, principalmente sobre avanços nos estudos do cérebro e das ciências comportamentais. Escritor de renome internacional, psicólogo e jornalista da ciência. É considerado o “pai da inteligência emocional”. Afinal, o que é inteligência emocional?

O que é inteligência emocional?

De acordo com Goleman, “Inteligência Emocional é a capacidade de sentir, compreender, valorizar e aplicar efetivamente o poder das emoções como fonte de energia humana, informação, confiança, criatividade e influência.” 

A forma como lidamos com nossas emoções têm influência direta em como lidamos com nós mesmos e em nossos relacionamentos. Podemos descrever de uma forma simples que a inteligência emocional é a capacidade de reconhecer, avaliar e gerenciar nossas próprias emoções e as emoções das pessoas em nossa volta. Portanto, a inteligência emocional está diretamente ligada aos relacionamentos e estes, por sua vez, desempenham um papel essencial em como gerenciamos nossas emoções e a forma como agimos de acordo com cada emoção.

Em 1995 o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, publicou o livro “Inteligência Emocional”. Os estudos de Goleman posicionaram a IE (Inteligência Emocional) como um conjunto de competências e habilidades fundamentadas em cinco pilares:

Autoconsciência: capacidade de reconhecer as próprias emoções.

Autorregulação: capacidade de lidar com as próprias emoções.
Automotivação: capacidade de se motivar e de se manter motivado.
Empatia: capacidade de enxergar as situações pela perspectiva dos outros.
Habilidades sociais: conjunto de capacidades envolvidas na interação social.

Não há dúvida de que a inteligência emocional nos permite conscientizar nossas emoções, compreender os sentimentos dos outros, tolerar as pressões e frustrações que sofremos no trabalho e adotar uma atitude empática e social que nos dará maiores possibilidades de desenvolvimento pessoal.

Para saber mais sobre esse assunto, acesse os links abaixo:

Quem é Daniel Goleman e o que ele pode te ensinar sobre Inteligência Emocional
https://febracis.com/daniel-goleman/


Agora que você já leu os artigos, assista aos vídeos abaixo, são bem curtinhos e irão te ajudar bastante:








Bom, agora que você já leu os artigos e assistiu aos vídeos, você aprendeu que reconhecer nossos sentimentos contribui para uma boa saúde mental, registrar o que sentimos e refletir sobre nossas emoções contribui para desenvolver habilidades de autoconhecimento. Durante esse período de distanciamento social, o que você faz para se sentir melhor? Conversa com alguém? Ouve uma música? Escreve em um diário? Gostaríamos de saber, fale sobre isso em nossos comentários.

Sugestão de filmes:

O bom dinossauro e Divertidamente

Continuem se cuidando, até breve!




Um comentário:

Fale com a EMPHR! Deixe aqui sua mensagem.