02 março, 2021

A DISTRIBUIÇÃO DA VACINA NO BRASIL E NO MUNDO

A DISTRIBUIÇÃO DA VACINA NO BRASIL

No Brasil o responsável pela compra e a distribuição das vacinas contra a covid-19 é o governo federal, tal distribuição é realizada pelo ministério da saúde. O governo federal compra ou produz as vacinas e em seguida as distribui para os estados da federação.

“O Projeto de Lei 4023/20, do Senado, estabelece que a vacinação contra a Covid-19 no País deverá abranger, de forma gratuita, toda a população-alvo brasileira, a qual será definida com base em parâmetros científicos pelo Poder Executivo, devendo priorizar os grupos mais vulneráveis à doença, como profissionais de saúde, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Critérios técnicos também deverão, segundo o texto, nortear a distribuição das doses e dos recursos federais para aquisição de vacinas por estados, Distrito Federal e municípios, o que obriga o governo federal, antes de qualquer decisão, a considerar dados demográficos, epidemiológicos e sanitários de todas as regiões do País, ou seja, o tamanho da população, a porcentagem de grupos prioritários, números de casos confirmados da doença, de imunizados e de óbitos, entre outros.

O Sistema Único de Saúde (SUS), pela proposta, terá prioridade nas aquisições e na distribuição das vacinas contra Covid-19 até que as metas de cobertura vacinal nacional sejam alcançadas.”
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Cada estado por sua vez recebe o seu lote de vacinas e as distribui para os seus respectivos municípios. Esta distribuição também segue critérios, tais como, a quantidade de pessoas consideradas do grupo de risco que mora em cada município. Dentro de cada município é que de fato ocorre a vacinação das pessoas. A imagem abaixo mostra um avião da policia civil de Minas Gerais que vem ajudando na distribuição das vacinas contra a covid-19 no estado.



Governo de Minas distribui para o interior nova remessa da vacina contra a Covid-19
Foto: Alex de Jesus

O governo de Minas Gerais realizou, nesta segunda-feira (1), mais uma etapa da distribuição das vacinas contra o coronavírus. Três aviões decolaram do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, com destino às regionais que vão receber as doses.

Na última quarta-feira (24), o Estado recebeu 357,4 mil de vacinas, sendo 220 mil da Astrazeneca / Fiocruz e 137,4 mil de Coronavac / Butantan. Logo na sexta, as vacinas começaram a ser distribuídas.

Nesta segunda-feira, o transporte foi realizado por aviões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, sendo que o último decolou por volta das 9h35.

O Estado pretende ampliar a vacinação para idosos acima de 80 anos. A vacinação já pode ser inciada nas regionais que receberem as doses da vacina. Na sexta-feira (26), elas chegaram a Alfenas, no Sul de Minas, Uberlândia, ao Triângulo Mineiro, e a Montes Claros, no Norte do Estado.

Nesta segunda, as Unidades Regionais de Saúde de Barbacena, Coronel Fabriciano, Diamantina, Itabira, São João del Rey, Pouso Alegre e Varginha podem buscar os imunizantes na Central da Rede de Frio, em Belo Horizonte. Ainda hoje, as regionais de Governador Valadares, Teófilo Otoni, Pedra Azul, Juiz de Fora, Leopoldina, Ubá, Unaí, Ponte Nova e Manhuaçu receberão os imunizantes que serão transportados por aviões, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

Nesta manhã, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que ainda não recebeu doses da nova remessa.
Fonte: jornal o Tempo


A DISTRIBUIÇÃO DA VACINA NO MUNDO

Vacinas contra covid-19: 'Distribuição desigual de imunizantes vai permitir contágios e mutações do coronavírus pelo mundo'
Lioman Lima - @liomanlima
BBC News Mundo
6 fevereiro 2021


A corrida global por uma vacina contra a covid-19 foi provavelmente uma das mais decisivas e frenéticas de nosso tempo. Em menos de um ano, companhias farmacêuticas, governos, centros de pesquisa e empresas afins de todo o mundo se uniram e materializaram imunizantes capazes de conter as infecções e mortes e tirar o mundo do isolamento.

Mas agora que as autoridades sanitárias de muitos países estão se esforçando para administrar o maior número possível de doses, surgem alertas de que a forma com que as vacinas estão sendo distribuídas representa outro grave perigo para a saúde pública mundial, como apontou um estudo da Universidade Duke, nos Estados Unidos, que se tornou referência no assunto.

Isso porque os países mais ricos já compraram a maior quantidade de vacinas que serão produzidas neste ano, enquanto os mais pobres não terão doses para aplicar nem em suas populações mais vulneráveis. Estima-se que cerca de 90% das pessoas em quase 70 países de baixa renda terão poucas chances de serem vacinadas em 2021.

O gráfico abaixo mostra a distribuição de vacinas contra a covid-19 pelo mundo de acordo com a renda per capta da população de cada país, ou seja, de acordo com a capacidade de cada país em produzir riquezas, comparada com o tamanho da sua população. Nele os países foram agrupados em alta renda, média alta renda, média baixa renda, baixa renda e Covax, que é um consórcio liderado pela organização mundial da saúde (OMS), que também atuou na compra e distribuição de vacinas para países.



O gráfico deixa claro que os países mais ricos compraram a maioria das vacinas e consequentemente irão vacinar primeiro as suas populações. Por outro lado os países mais pobres irão ter que aguardar a disponibilidade de vacinas no mercado mundial, para então adquiri-las. Entretanto nem todos os países do mundo têm dinheiro para comprar vacinas e distribuí-las para suas populações. Quanto mais tempo se demora para vacinar as pessoas, principalmente aquelas dos grupos de risco, maiores são as chances de ocorrerem mortes associadas à covid-19.

A África terá que esperar "semanas, senão meses" antes de receber as vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com vários funcionários que trabalham para obter doses para o continente.

Quase 900 milhões de doses foram garantidas até agora por meio de várias iniciativas, o suficiente para inocular cerca de 30% dos 1,3 bilhão de pessoas que vivem no continente neste ano.

O acúmulo de pedidos de países ricos, déficits de financiamento, regulamentações e desafios logísticos, como cadeias de frio, retardaram o processo de distribuição das vacinas. "O mundo está à beira de um fracasso moral catastrófico e o preço será pago com vidas e meios de subsistência nos países mais pobres", advertiu o chefe da OMS, Tedros Ghebreyesus Adhanom.

A pressão por maior equidade têm crescido. Quase 40 milhões de doses foram administradas em pelo menos 49 países de renda mais alta, em comparação com apenas 25 doses administradas em apenas um dos países de renda mais baixa, de acordo com Adhanom. "Não 25 milhões, não 25 mil, apenas 25", disse ele, sem dizer a que país se referia.

Até agora, nenhuma das principais vacinas ocidentais chegou à África, quase dois meses depois que as primeiras doses foram administradas na Europa.

Vaccine Alliance descobriu que "as nações ricas que representam apenas 14% da população mundial compraram mais da metade (53%) de todas as vacinas mais promissoras". Isso incluiu todas as vacinas da Moderna para 2021 e 96% da produção esperada da Pfizer.

O Canadá liderou a lista, de acordo com os dados da empresa de análises Airfinity, "com doses suficientes para vacinar cada canadense cinco vezes". Grande parte dessa demanda deve ser atendida antes que os países de renda mais baixa tenham alguma chance.

  https://g1.globo.com/bemestar/vacina/noticia/2021/01/19/vacinas-contra-covid-a-advertencia-da-oms-sobre-fracasso-moral-catastrofico-por-distribuicao-desigual-entre-ricos-e-pobres.ghtml




Com base na leitura do texto e nos seus conhecimentos, responda as questões em seu caderno.

1- Quem é o responsável pela distribuição de vacinas contra a covid-19 no Brasil?

2- Quais critérios devem ser considerados para a distribuição das vacinas no nosso país?

3- Até a data da publicação deste texto qual era a faixa etária da população de Minas Gerais que estava sendo vacinada?

4- De acordo com o gráfico apresentado no texto, a vacinação se dá de forma igualitária no planeta? Justifique sua resposta.

5- Quais são os principais entraves que dificultam a chegada da vacina nos países africanos?

6- Pergunte aos seus pais ou responsáveis se eles tomariam a vacina hoje, caso ela estivesse disponível para a faixa etária deles?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com a EMPHR! Deixe aqui sua mensagem.