31 outubro, 2020

Halloween


 

    Você conhece a história do halloween? Muitos quando ouvem essa palavra já ficam com medo. Porém, essa festa nada mais é do que uma cultura popular que teve origem com os celtas. Assista ao vídeo abaixo e veja como surgiu essa festividade. É rapidinho!




Agora que você já sabe a real história da origem do halloween, clique na imagem abaixo para testar seus conhecimentos e jogue com a gente. Have fun!!!






30 outubro, 2020

Abertura das escolas durante a pandemia: é seguro?


   Nos últimos meses, temos acompanhado várias discussões sobre a falta de segurança para abertura das escolas brasileiras durante a pandemia. Pesquisas têm mostrado que ainda não conseguimos superar em grande escala os perigos de contrairmos o vírus transmissor da doença. Por isso, é muito arriscado governadores e prefeitos pensarem na abertura das escolas nesse momento.
     Esses estudos mostram ainda que os desafios para a retomada das aulas precisam respeitar os protocolos de segurança sanitária que devem ser definidos e articulados pela área da Saúde, Educação, Administração Orçamentária e Assistência Social. A ideia dos protocolos é garantir não colocar em xeque a vida dos estudantes, professores e funcionários das escolas, pois esses estarão à frente no processo de retorno e expostos aos riscos imediatos, podendo levar o vírus para seus lares e transmitirem para familiares de grupos de riscos ou não com os quais convivem.
     Nessa perspectiva, concluímos que não podemos comparar a abertura de bares, restaurantes e acesso às praias à abertura das escolas. Frequentar bares e restaurantes e praias, levando crianças e adolescentes, são opções das famílias; e apenas as famílias são responsáveis por essas escolhas. No entanto, ao ser decretada a abertura das escolas pelos órgãos responsáveis, professores e funcionários em geral não terão a opção de não ir ao trabalho porque, se assim o fizerem, sofrerão sanções legais.

     Por tudo isso, acreditamos que é o momento de pensarmos na vida de todos os protagonistas envolvidos nessas discussões – estudantes, professores e funcionários das instituições de ensino assim como a comunidade escolar externa. Conforme afirmou Drª Ana Escobar na live sobre o tema: “a vida não é feita só de conhecimento cognitivo; a vida é feita de muitas outras emoções e muitos outros aprendizados”.


  • Confiram a live com a Drª Ana Escobar na íntegra:

https://www.instagram.com/tv/CFfwFtaIuZD/?igshid=1kw9ruxznwcgo

  • Assista também os vídeos do projeto Escolas fechadas, e agora? do projeto Teia de pesquisa e extensão da FaE/UFMG, no canal do TEIA no youtube. Clique na imagem abaixo para ser direcionado (a) para a página.


Preencha o formulário e dê sua opinião.




29 outubro, 2020

SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO

JÁ IMAGINARAM COMO SERIA UMA TERRA GOVERNADA APENAS POR CRIANÇAS...
ESTA É A SITUAÇÃO IMAGINADA POR MARCELO XAVIER, AUTOR DO LIVRO: 
SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO.
NESSA HISTÓRIA, É CRIADO UM MUNDO DE DELÍCIAS E MARAVILHAS, SEM VIOLÊNCIA, DE DESENCONTROS SE TRANSFORMANDO EM ENCONTROS E DE MUITA, MUITA ALEGRIA.

ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E SE SURPREENDAM COM ESSA HISTÓRIA


QUE FANTÁSTICO, NÃO É MESMO?!
E VOCÊ, COMO IMAGINA O MUNDO SE FOSSE GOVERNADO APENAS POR CRIANÇAS?

FAÇA UM REGISTRO NO CADERNO, ATRAVÉS DE FRASES OU PEQUENOS TEXTOS E UMA BELA ILUSTRAÇÃO.

UM ABRAÇO CARINHOSO DAS PROFESSORAS!!!




28 outubro, 2020

Fest Hilton

 Olá, estudantes dos 4º e 5 º anos!!

Essa semana iremos falar de um momento muito especial que acontece anualmente na nossa escola. Ficaram curiosos para saber sobre o que estamos falando?

Então monte o quebra-cabeça abaixo e descubra o tema da nossa postagem de hoje. 

Vamos ver quem é que consegue!



Então, descobriram sobre o que estamos falando?

Isso mesmo, do nosso querido FEST HILTON!!!

FEST HILTON é a festa da ciência, da alegria e da diversidade cultural e para matar um pouquinho da saudade desse momento, trouxemos para vocês o jogo do "Carrasco". Trata-se de um jogo muito parecido com o jogo da Forca e vocês terão que descobrir a palavra que está oculta. 
Antes de iniciarem o jogo escrevam seus nomes. O tempo e a pontuação  que vocês obtiverem aparecerão ao final de cada rodada. 
Fiquem atentos às imagens que aparecem no jogo, em caso de dúvidas elas poderão ajudar vocês nas respostas. 


Dica: todas as palavras nos remetem ao FEST HILTON. 
Vamos lá?




E aí, acertaram tudo? Mataram a saudade? 
Esperamos que sim! 

Agora você pode ir no seu diário Memórias de uma Quarentena, registrar a data de hoje e escrever sobre o que você sente mais saudade no Fest Hilton. Escreva os detalhes do que você se lembra dessa festa. Ao final, você pode fazer um lindo desenho que represente o Fest Hilton pra você.

As professoras do 2º ciclo também estão com muita  saudade de vocês e de todos os bons momentos que já passamos juntos. Esperamos que em breve possamos nos rever com segurança e tranquilidade. 
Lembrem-se de continuar cuidando de vocês e de todos aqueles que amam. 

Até a próxima!! 

27 outubro, 2020

PANDEMIA: O QUE É E COMO A GLOBALIZAÇÃO POTENCIALIZA O PROBLEMA

 



Olá Estudantes! No Post de hoje vamos refletir um pouco sobre os efeitos da globalização na disseminação de doenças.


Pandemia é uma epidemia que se espalha por uma região muito grande, como um continente, ou até por todo o mundo. Uma doença é considerada pandemia quando é altamente contagiosa e ao se difundir mata grande número de pessoas.


Os choques ambientais produzidos pelo homem, o turismo entre continentes, a contaminação das águas, o surgimento de megafavelas criadas a partir do crescimento descontrolado da população urbana, a revolução na criação de animais, a industrialização e a internacionalização dos alimentos, entre outros fatores contribuem para a disseminação de novas doenças.


A economia globalizada diminuiu as fronteiras entre os países. Vivemos na era em que pessoas e vírus podem fazer viagens aéreas e marítimas pelo mundo. A facilidade com que as pessoas viajam pelo mundo pode disseminar as doenças mais perigosas. No entanto, os avanços tecnológicos, em especial das comunicações, também podem servir para facilitar a cooperação na descoberta de curas.


Para se inteirar melhor sobre o assunto leia reportagem na íntegra através  do link  https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/pandemias-o-que-e-e-como-a-globalizacao-potencializa-o-problema.htm  e em seguida responda o questionário para avaliar seu aprendizado.


Fique bem e até mais!







23 outubro, 2020

RESPEITO AOS IDOSOS

Novos olhares sobre a velhice


Vocês sabiam que o Estatuto do Idoso, como é conhecida a Lei 10.741/2003, está completando 16 anos neste mês de outubro? A Lei foi criada com o objetivo de assegurar direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Para tanto, aborda questões familiares, de saúde, discriminação e violência contra o idoso. Daí, nos perguntamos: essa lei é necessária mesmo? Não aprendemos desde criança que devemos cuidar dos mais velhos e respeitá-los? Infelizmente, a resposta é não, muitos ainda não aprenderam a cuidar dos idosos e, por isso, a sociedade necessita, sim, de uma lei que faça com que alguns indivíduos cumpram seu dever.

No Brasil, de acordo com dados do Disque 100 (Disque Direitos Humanos) de 2019, a negligência, a violência psicológica e o abuso financeiro e econômico estão entre os tipos de violência mais praticados contra as pessoas idosas. Em 2020, com a pandemia do novo Coronavírus, as denúncias de violações contra essa parcela da população têm aumentado, haja vista que, na maioria dos casos, a violência contra a pessoa idosa é praticada por alguém da família como filhos, netos, genros ou noras e sobrinhos. Diante disso, precisamos ficar atentos e denunciar essas atitudes a fim de proteger nossos idosos.

Enquanto nossos idosos, além de serem protegidos contra a Covid-19, ainda têm que ser protegidos, em alguns casos, da própria família. Os povos indígenas lutam para afastar o vírus de suas aldeias, pois ele é uma ameaça, principalmente, às pessoas detentoras de grandes conhecimentos: os idosos. Para os indígenas jovens quando um ancião morre, vai com ele toda uma história.

No artigo “Um olhar sobre o envelhecer numa aldeia indígena”, publicado pela pesquisadora Marisa Marcela Herrero, que é responsável pelo Programa Povos Indígenas do Sesc São Paulo, a autora  visitou durante 20 anos, 55 aldeias indígenas e, apesar da incrível variedade de povos, observa pontos em comum entre elas. Conforme dados apresentados no artigo, os indígenas envelhecem bem devido à alimentação, livre de sal, açúcar e óleos; por viverem em um ambiente saudável, sem venenos, sem lixo e sem poluição; pela intensa atividade física, pois o dia começa cedo e as atividades vão até o escurecer e, principalmente, pela forma como é a vida comunitária. Nas aldeias indígenas visitadas, não há classes sociais como na nossa sociedade, ou seja, todos recebem o mesmo tratamento, têm os mesmos direitos. Os idosos são os guardiões e os transmissores dos valores, da identidade cultural, das tradições. “O velho indígena é fundamental para a sobrevivência e a continuidade desses povos”.

Quando a pesquisadora perguntou a alguns anciãos sobre os momentos mais tristes e mais felizes de suas vidas, as respostas se referiam a momentos coletivos, episódios que marcaram a vida da aldeia e não a vida individual. Dessa forma, percebemos o quanto um idoso se sente participante da vida na comunidade. “Eles nunca representam um fardo a ser carregado pelos mais jovens, eles e elas formam parte indispensável do tecido social de seus povos.” Vale lembrar que, para os indígenas a morte faz parte da vida, contudo a ameaça representada pelo vírus assusta, principalmente, por ser mais grave para os idosos.

Em relação à convivência com os idosos, nossa sociedade tem muito que aprender com os povos indígenas. Precisamos aprender sobre respeito e cuidado. Aprender a ouvir nossos idosos para conhecer nosso passado e valorizar nossas raízes. Quem sabe, se mudarmos nossa forma de olhar a velhice, no futuro, não mais precisemos de leis para nos lembrar de nossas obrigações. 


 Fontes:

https://www.sescsp.org.br/files/artigo/ccc8e42f/0869/422c/bfe7/2ac171474ede.pdf


Agora que você terminou de ler o texto, mãos à obra! É hora de deixar seu comentário. Escreva um pequeno texto falando sobre a importância do estatuto do idoso, e sobre as principais diferenças entre a forma como nós tratamos nossos idosos e a forma como as culturas indígenas os tratam.


22 outubro, 2020

FÁBULAS E A RELAÇÃO COM A INFÂNCIA

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E CONVERSE COM OS FAMILIARES SOBRE AS QUESTÕES PROPOSTAS LOGO APÓS:



CONVERSE COM SUA FAMÍLIA SOBRE O QUE VOCÊ PENSA DAS ATITUDES DOS ANIMAIS: VACA, PORCO, CACHORRO E PATO, DIANTE DO CONVITE DA GALINHA.
E SOBRE O COMPORTAMENTO DA CIGARRA E AS FORMIGAS.


PENSEM E DISCUTAM SOBRE OS DIREITOS E RESPONSABILIDADES/DEVERES QUE AS CRIANÇAS PRECISAM TER PARA SER UM ADULTO RESPONSÁVEL, PARTICIPATIVO E COLABORATIVO.

QUEREMOS OUVIR VOCÊS!!!

UM ABRAÇO CHEIO DE CARINHO, DAS PROFESSORAS!

21 outubro, 2020

CUIDADOS CONTRA O CORONAVÍRUS

 Olá estudantes dos 4º e 5º anos!!!!

Esperamos que estejam bem e se cuidando.



Essa semana trouxemos para vocês um vídeo que criamos para lembrá-los de que o Coronavírus infelizmente ainda não acabou.

Então precisamos continuar nos cuidando para não nos contaminarmos, não contaminar as pessoas que amamos e tentar impedir a circulação do vírus da covid-19.

 Mas você está se cuidando ajudando a combater esse vírus terrível? Assista ao vídeo e veja se está realizando todas as orientações!!!



Viram como é importante ficar sempre alerta? E vocês, estão se cuidando direitinho?


Então agora vamos testar os seus conhecimentos, queremos ver se vocês sabem tudo sobre os cuidados que devemos ter. Faça a cruzadinha abaixo, Você pode preenchê-la aqui mesmo, basta clicar no quadrinho e digitar as letras formando a resposta correta de cada questão. Não se esqueça dos acentos nas palavras, ok! Vamos lá?



E então? Como vocês foram? 
Esperamos que tenham se saído bem e que tenham acertado todas as questões. Vocês podem repetir a cruzadinha quantas vezes quiserem.

Continuem se cuidando para que em breve possamos nos reencontrar.
Abraços carinhosos das professoras dos 4º e 5º anos.

20 outubro, 2020

Questões ambientais: as queimadas e a saúde humana

Constantemente vemos nosso meio ambiente sendo afetado por nossas próprias ações, modificando-o, destruindo, causando a nós mesmos inúmeros riscos e problemas de saúde, não é mesmo?

A proposta de atividade de hoje traz justamente algumas reflexões nesse sentido. Ela nos chama a atenção para alguns dos impactos das nossas ações sobre o meio ambiente, sobre o planeta em que vivemos.

Leia atentamente o texto abaixo, a reportagem indicada e depois responda às questões propostas no formulário!

Os males causados pelas queimadas para o solo e para a saúde humana

As queimadas no Pantanal têm sido uma preocupação constante nessa época do ano, ou seja, no período de seca, quando parte dos danos nesse ecossistema chega a ser sentido nas cidades integrantes da área, que ficam cobertas de fumaças e cinzas. Como nós sabemos, o fogo pode ser provocado de várias maneiras, entre elas, raios, reflexão de vidros, e antropogênicas (provocadas pelo homem – casualmente, programadas ou desordenadas).

As queimadas provocadas por raios e reflexões de vidros normalmente ocorrem sobre uma área de vegetação seca, provocando grandes incêndios e as antropogênicas em quaisquer das vegetações.

Essas queimadas provocam o surgimento de uma névoa seca que escurece os céus do Brasil Central nessa época do ano. Isso é uma demonstração visível da enorme perda de nutrientes causada pelo fogo. Nessas mesmas fumaça e cinza, uma boa parte do nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio magnésio e enxofre entram em suspensão no ar sob a forma de micropartículas de cinza, constituindo a parte visível da fumaça.

Desta forma, a grande perda de nutrientes provocada pelo fogo dá-se em forma de transferência para a atmosfera. Durante as queimadas, o elemento de maior perda (90%) é o nitrogênio que está presente na fitomassa e vai como forma de fumaça para a atmosfera.

Além da perda de nutrientes do solo, as queimadas associadas ao clima seco da estiagem aumentam a incidência de problemas respiratórios. Em Campo Grande, somente no Centro Regional de Saúde Dr. Arthur Vasconcelos Dias, estipula-se o aumento em 30% a 40% nos atendimentos. Segundo a chefe de equipe de enfermagem Silvana Castro de Souza as crianças são as mais afetadas. “A baixa umidade do ar por si só já é um agravante à saúde da população, associada à fumaça das queimadas o quadro só tende a piorar”, ressalta.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, doenças respiratórias como bronquite aguda ou crônica e asma, aumentam, em média, 50% durante a estiagem. 

A poluição atmosférica é extremamente danosa à saúde humana, podendo provocar uma série de efeitos que vão desde malformações congênitas ou menor ganho de peso durante a gestação até a mortalidade total, passando por inúmeros adoecimentos. Nesse sentido, Nelson Gouveia e equipe da USP (Universidade de São Paulo) resolveram analisar a associação entre exposição à poluição do ar e internações hospitalares para causas específicas de doenças respiratórias e cardiovasculares em idosos e crianças no município de São Paulo.

Para tanto, foram utilizadas as bases de dados referentes ao Sistema de Informações Hospitalares do SUS. De acordo com artigo publicado na edição de dezembro dos Cadernos de Saúde Pública, “todas as internações de idosos (pessoas com 65 anos ou mais) e crianças (menores de 5 anos) que ocorreram no período entre 1º de maio de 1996 e 31 de abril de 2000, em hospitais do Município de São Paulo foram extraídas dessa base de dados”.

 A equipe observou que as médias de praticamente todos os poluentes ultrapassaram os padrões anuais de qualidade do ar no período estudado. Em relação às internações registradas, os pesquisadores verificaram que as doenças circulatórias em idosos vêm em primeiro lugar, seguidas das doenças respiratórias em crianças, sendo a pneumonia o diagnóstico mais freqüente.

“As internações respiratórias em crianças correspondem a cerca de 30% do total de internações observadas no período nessa faixa etária, enquanto as hospitalizações por doença isquêmica do coração em idosos representam aproximadamente 14% das internações observadas nesse grupo”, destacam no artigo.

(Texto composto a partir de estratos de outros artigos)

- https://ecoa.org.br/queimadas-urbanas-afetam-a-saude-da-populacao/

- https://ecoa.org.br/queimadas-suas-causas-e- consequencias/?gclid=CjwKCAjwlbr8BRA0EiwAnt4MTuB5UXyJhse3C9Q9l_Q8 uVVTBRtFROk0G8djQ1ElIkkRBxz_oZR5cBoC0sIQAvD_BwE

- https://ecoa.org.br/aumento-da-poluicao-atmosferica-influencia-nas-internacoes/


Para ver um pouco do impacto das queimadas também em nosso município, clique no título da reportagem abaixo, publicada no jornal Hoje em Dia. Note que a reportagem foi publicada no dia 21/09/2019, ou seja, as queimadas não são algo só dos últimos dias!

Queimadas em BH e cidades vizinhas assustam e deixam rastro de destruição


E, por fim, utilize o formulário abaixo e responda às questões. Não se esqueça também de deixar seu comentário na postagem, dando sua opinião sobre o assunto.



Quer ver de novo o vídeo sobre os rios voadores? Aqui está:



RESPONSABILIDADES NOS CUIDADOS COM A SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS DURANTE A PANDEMIA

 

Prevenir o contágio das pessoas que amamos e convivemos é responsabilidade de todos e todas e mesmo que você não faça parte do grupo de risco, pode ser fonte de transmissão, o que eleva a responsabilidade dos integrantes da comunidade. Isso torna o compromisso na prevenção da COVID -19 muito importante e que deve contar com a consciência de toda a população.

As complicações pela contaminação da COVID - 19 são menos frequentes em crianças e pessoas jovens, mas isso não significa que elas podem negligenciar os protocolos de prevenção da doença. Apesar de apresentar sintomas amenos, essas pessoas podem transmitir o vírus para outras, inclusive as do grupo de risco, e, por isso, é preciso que todos se comprometam no combate à doença. Essa postura se torna ainda mais importante na convivência com pessoas do grupo de risco para COVID - 19.

É muito importante manter o comportamento de prevenção da doença (lavar bem as mãos, utilizar álcool 70%, usar máscara limpa cobrindo o nariz e boca, evitar aglomerações, sair somente quando necessário) evitando o deslocamento do vírus e contaminação das pessoas próximas. Mesmo quando os protocolos de distanciamento social são reduzidos, mantenha os cuidados na prevenção da Covid - 19, pois o vírus continua circulando no ambiente e não podemos correr o risco de ser fonte de contágio para aqueles que amamos.

Agindo dessa forma cuidamos de nós mesmos e de quem gostamos, afinal é nos prevenindo do contágio pela COVID -19 que cuidamos das pessoas ao nosso redor. Por isso não se esqueça: o cuidado com a saúde de toda a família também é responsabilidade nossa e devemos fazer nossa parte para o bem-estar de todos e todas.

Para analisar o que você aprendeu sobre os cuidados com a prevenção da COVID -19, acesse o link abaixo e responda o quiz.



09 outubro, 2020

CUIDADOS COM A SAÚDE DAS PESSOAS IDOSAS DURANTE A PANDEMIA

 Se teve lição que 2020 está nos ensinando, é a de que a vida das pessoas que amamos tem um valor inestimável e o bem estar das pessoas ao nosso redor é de responsabilidade de todos e todas. Nesse contexto, é importante entender que os cuidados com os idosos precisam ser amplos e devemos ajudá-los a se manterem saudáveis.

O novo coronavírus pode infectar qualquer pessoa, mas são os adultos mais velhos – com 60 anos ou mais – que têm maior probabilidade de ficar seriamente doentes. Por isso, se você mora ou tem convivência próxima com pessoas da terceira idade, preste muita atenção neste artigo. 

Algumas dicas são aplicáveis a todas as gerações, mas há precauções específicas para os idosos protegerem sua saúde.

  • Cancele consultas médicas não essenciais;

  • Agende sessões de telemedicina para consultas que você não pode perder;

  •  Escolha uma pessoa ou serviço para contato de emergência;

  • Pessoas idosas devem ficar em casa e os cuidadores precisam evitar o contato direto, como beijos e abraços. É importante, também neste caso, que os cuidados de higiene sejam seguidos à risca. Lave as mãos com frequência (esfregue por 20 segundos com água e sabão);

  • Use álcool em gel para as mãos quando não houver sabonete ou sabão disponível;

  • Certifique-se de ter mantimentos e produtos domésticos suficientes para evitar idas constantes aos supermercados, se precisar sair por qualquer motivo use máscara e ao chegar em casa tire a roupa que veio da rua e tome banho, para em seguida colocar uma muda limpa (o recomendável é que a suja fique isolada de outros objetos);

  • Pode ser difícil obter medicamentos com receita médica com antecedência, então pense em encomendar por correio;

  • Fique em casa o máximo possível;

  • Em público, evite multidões e locais fechados com pouca ventilação e sempre que sair use máscara;

  • Mantenha distância das pessoas;

  • Lave as mãos com sabão depois de sair em público;

  • Se precisar se isolar, mantenha contato com familiares e amigos. Parentes devem evitar visitas, mas podem recorrer a outras formas de carinho: telefonemas mais frequentes e chamadas de vídeo, caso o idoso tenha facilidade com essa tecnologia. Essas atitudes fazem todos se sentirem mais próximos, mesmo à distância.

  • Se você acha que está doente fique isolado e ligue para o médico antes de fazer o exame;

  • Ligue para uma linha direta local de assistência ao coronavírus para obter mais informações.

A manutenção de um estilo de vida saudável precisa ser incentivada juntamente com toda essa preparação do ambiente. Esse cuidado é essencial para termos as pessoas que amamos por muito mais tempo ao nosso lado e para proporcionarmos a elas uma boa qualidade de vida na terceira idade.

Para sintetizar todos os cuidados que devemos ter com as pessoas que amamos e principalmente com os mais velhos e vulneráveis ao COVID - 19, durante esse período de pandemia, vamos construir uma nuvem de palavras que lembram todo esse carinho com aquele que amamos. Clique na imagem abaixo para acessar o link e deixe sua contribuição! 


Fontes:

https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/03/17/preocupado-com-o-coronavirus-se-voce-convive-com-idosos-leia-isto

https://www.vidanatural.org.br/cuidados-com-idosos-em-casa/

https://portal.fiocruz.br/pergunta/como-fazer-prevencao-entre-idosos-que-precisam-de-cuidados




Você está se lembrando do nosso show de talentos?

 FALAAAAAAAA, GALERINHA DA HILTON ROCHA!




Hoje, temos duas alunas que veio nos deixar um recadinho super especial, primeiro nossa aluna Cecília veio lembrar de algo importante…

Atenção no que ela vai falar e seja um bom (boa) amigo (a)! 



Nossa segunda aluna é a Gabriela Batista, do 9° ano. Ele veio dar uma palinha de uma das coisas que mais gosta de fazer!




Compartilhe, divulgue e se prepare! 


Será fantástico!



08 outubro, 2020

SER CRIANÇA É BOM DEMAIS!

OLÁ CRIANÇAS! OLÁ FAMÍLIAS!
ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS BEM E SE CUIDANDO!

O DIA DAS CRIANÇAS ESTÁ PRÓXIMO E PARA ALEGRAR AINDA MAIS, TROUXEMOS A PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE BEM LEGAL E DESAFIADORA, VALORIZANDO ESSA FASE DA VIDA TÃO ESPECIAL.

ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E FIQUEM ATENTOS A PROPOSTA DE ATIVIDADE AO FINAL:


CRIANÇAS, FAÇAM O REGISTRO NO CADERNO DE VOCÊS!!!

PEDIMOS ÀS FAMÍLIAS QUE INCENTIVEM AS CRIANÇAS A ESCREVEREM AS PALAVRAS DE MANEIRA ESPONTÂNEA, OU SEJA, DO MODO DELAS.
AS CRIANÇAS QUE JÁ CONSEGUEM, PODEM ESCREVER FRASES OU PEQUENOS TEXTOS.
NÃO SE ESQUEÇAM DA ILUSTRAÇÃO!

UM ABRAÇO CARINHOSO DAS PROFESSORAS!!!






07 outubro, 2020

SHOW DE TALENTOS

 “VEM AÍ O SHOW DE TALENTOS DA HILTON ROCHA” 

Olá, alunos e todos da comunidade escolar da nossa escola!

Estamos preparando um super show de talentos on-line para todos os alunos, professores e comunidade em geral da nossa escola. Se você tem algum talento em qualquer área (canto, dança, malabarismo, algum esporte, jogos, desenhos entre outros) gostaríamos de conhecê-lo e compartilhá-lo com nossos amigos e seguidores do blog e do instagram de nossa escola.

Se ligue nas informações abaixo!


Durante essa semana você poderá preparar os vídeos e compartilhar conosco via direct no instagram da nossa escola (@escolahiltonrochabh) ou pelo nosso whatsapp. Os vídeos serão postados durante a semana das crianças no nosso instagram e aqui no blog.

Veja o exemplo da nossa aluna Ana Santos do 6° ano, ela é fera na maquiagem e quis mostrar um pouco do seu talento com um vídeo super divertido feito na plataforma do TikTok (você também poderá utilizar qualquer aplicativo de edição de vídeos que achar melhor).



06 outubro, 2020

Imunidade e Covid19



Caríssimo estudante,


Em tempos de pandemia, conhecer e cuidar do nosso sistema imunológico é de fundamental importância. Porém, apesar  de todos os conhecimentos que já foram construídos sobre imunidade, a Ciência ainda tem muito a aprender sobre como o sistema imunológico humano se comporta frente a essa nova doença. 


Esses novas descobertas são preciosas no enfrentamento a essa pandemia que mudou o curso da história mundial.


Clique no link abaixo, leia a reportagem e depois teste seus conhecimentos respondendo às questões propostas.


Nós também queremos ouvir você, por isso, não esqueça de postar nos comentários sobre suas opiniões, sentimentos e dúvidas.

 


02 outubro, 2020

Concurso pequenas narrativas

Venha participar do concurso de pequenas narrativas. As melhores narrativas serão transformadas em HQs e postadas aqui em nosso blog, além de receber uma premiação! Clique aqui e leia o edital.

Você sabe o que é Outubro Rosa?

 



    
    O movimento popular internacionalmente conhecido como outubro rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete ao laço cor-de-rosa que foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

    A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Referências:

http://www.outubrorosa.org.br/historia.htm

https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa

Previna-se, cuide-se!!


01 outubro, 2020

FLORES, CORES E ARTE

OLÁ ESTUDANTES E FAMÍLIAS!

ESPERAMOS QUE ESTEJAM TODOS BEM E SE CUIDANDO.


RETORNO DOS (AS) ESTUDANTES DO PRIMEIRO CICLO ÀS PROFESSORAS.

OBRIGADA ÀS FAMÍLIAS EM ABRAÇAR A NOSSA PROPOSTA!!!

UM ABRAÇO DAS PROFESSORAS.
ATÉ A PRÓXIMA!