OLÁ ESTUDANTES!!!
Depois da atividade de Educação Física da semana passada, esperamos que seu interesse pelo xadrez tenha lhe dado algumas habilidades para responder questões sobre o jogo.
Inicialmente, no jogo de xadrez, todas as peças mostradas abaixo são dispostas nas duas linhas mais próximas ao jogador sem saltar nenhuma casa.
Quantas casas são ocupadas inicialmente? Qual é a fração que representa esta quantidade em relação ao total de casas?
Quantas casas ficam desocupadas? Qual é a fração que representa esta quantidade em relação ao total de casas?
Qual(is) é(são) a(s) peça(s) que pode(m) percorrer o maior número de casas? (Considere o tabuleiro vazio só com uma peça e o movimento verdadeiro da peça.) Quantas casas poderá percorrer?
Qual(is) peças podem se mover na diagonal? Qual é o maior número de casas que a(s) peça(s) que você respondeu pode mover?
Qual é a peça que percorre obrigatoriamente 3 casas? Desenhe todas as possibilidades de movimentos desta peça.
Observe a situação do jogo e responda as questões abaixo:
Indique quantas casas do tabuleiro as peças brancas ocupam.
A seguir monte a fração que as peças brancas representam no tabuleiro.?
E as peças pretas, qual fração as representa?
Qual fração representa todas as peças do jogo em casas do tabuleiro?
E as casas vazias?
Observe a figura abaixo:
O cavalo que está na posição A1 é de Ricardo e o da A2 é de Luana. Usando apenas o movimento verdadeiro do cavalo, qual dos dois usam menos movimentos para chegar à espiga de milho?
Tabuleiro referência:
Peças
Bem eu estou com uma dúvida em uma pergunta, eu não entendi a parte da fração! Eu deveria fazer uma conta?
ResponderExcluir