15 dezembro, 2020

JOGO DE XADREZ

OLÁ ESTUDANTES!!! 

Depois da atividade de Educação Física da semana passada, esperamos que seu interesse pelo xadrez tenha lhe dado algumas habilidades para responder questões sobre o jogo. 

Inicialmente, no jogo de xadrez, todas as peças mostradas abaixo são dispostas nas duas linhas mais próximas ao jogador sem saltar nenhuma casa.

  • Quantas casas são ocupadas inicialmente? Qual é a fração que representa esta quantidade em relação ao total de casas?

  • Quantas casas ficam desocupadas? Qual é a fração que representa esta quantidade em relação ao total de casas?

  • Qual(is) é(são) a(s) peça(s) que pode(m) percorrer o maior número de casas? (Considere o tabuleiro vazio só com uma peça e o movimento verdadeiro da peça.) Quantas casas poderá percorrer?

  • Qual(is) peças podem se mover na diagonal? Qual é o maior número de casas que a(s) peça(s) que você respondeu pode mover?

  • Qual é a peça que percorre obrigatoriamente 3 casas? Desenhe todas as possibilidades de movimentos desta peça.


Observe a situação do jogo e responda as questões abaixo:

  • Indique quantas casas do tabuleiro as peças brancas ocupam. 


  • A seguir monte a fração que as peças brancas representam no tabuleiro.?


  • E as peças pretas, qual fração as representa?


  • Qual fração representa todas as peças do jogo em casas do tabuleiro?


  • E as casas vazias?


Observe a figura abaixo:

  • O cavalo que está na posição A1 é de Ricardo e o da A2 é de Luana. Usando apenas o movimento verdadeiro do cavalo, qual dos dois usam menos movimentos para chegar à espiga de milho?


Tabuleiro referência:

Portal do Professor - Vivendo e Aprendendo a Jogar - Jogo de Xadrez.

Peças

Xadrez 6º ao 9º ano - EM Passarelli News


Um comentário:

  1. Bem eu estou com uma dúvida em uma pergunta, eu não entendi a parte da fração! Eu deveria fazer uma conta?

    ResponderExcluir

Fale com a EMPHR! Deixe aqui sua mensagem.