23 fevereiro, 2021

Matemática e Vacinação

Olá Estudantes!!!

Enquanto esperamos pela vacina, que tal descobrirmos como a matemática pode ajudar neste período???

O estudo de modelos matemáticos, ajudam a determinar o momento ideal para se iniciar uma campanha de vacinação em massa, tanto com o objetivo de se prevenir uma epidemia (antes do primeiro caso) quanto de controlar um surto já iniciado, como é o caso da COVID-19.

Matemática e vacinação podem assustar no início mas na realidade ajudam a todos.

A vacinação pode ser pensada como um atalho de S para R.


S= número de pessoas suscetíveis a pegar a doença.

I = número de infectados.

R = número de pessoas recuperadas.

M = número de mortos.



No Covid-19, o número básico de reprodução do vírus é de aproximadamente 4, o que isso significa? Que se uma pessoa estiver contaminada ela tem possibilidade de infectar mais 4 pessoas.


No começo da pandemia o número de infectados cresce exponencialmente de acordo com o número básico de reprodução.



Depois de 10 etapas de transmissão já seriam 410 = 1. 048.576, infectados.

O número básico de reprodução do vírus decresce à medida que pessoas se recuperam.

Considere a proporção de pessoas suscetíveis na população a pegarem a doença sendo:


 


(ou seja, pessoas suscetíveis a pegar a doença dividido pelo número de habitantes no Brasil).





Suspendendo o isolamento e as medidas sanitárias teríamos:





Podemos concluir então que para a pandemia ter a chance de ficar controlada no país devemos vacinar 72% da população que corresponde a aproximadamente 150 milhões de pessoas.


fonte: http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/licenciaturaemmatematicaitaqui/matematica-e-vacinacao/ acessado dia 08/02/2021.


Após a leitura do texto, você já estará por dentro de como a matemática é importante em todas as áreas, e para avaliar seu aprendizado faça as atividades do formulário abaixo.


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