O início do ano 2021 ainda traz os mesmos perigos vividos em 2020 e, com o número crescente de casos do novo Coronavírus, os cuidados com a prevenção não podem ser deixados de lado. As viagens e os encontros familiares podem se transformar em pontos de contágio e transformar reuniões festivas em tragédias pessoais.
Embora os cuidados com a higiene e o distanciamento social ainda sejam práticas importantes no contexto atual, a tecnologia pode nos ajudar a se fazer presente (mesmo que distante) na vida das pessoas que amamos. E quem disse que não podemos conhecer lugares super legais durante a pandemia?
Em tempos de pandemia, viajar não é uma opção, mas só fisicamente. Que tal visitar lugares incríveis de Minas Gerais, conhecer cidades históricas, patrimônios culturais tombados, obras de arte a céu aberto, tudo isso sem sair de casa? Por meio do Portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br), coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), estão disponíveis várias visitas virtuais para quem estiver disposto a se aventurar nesta forma de experiência, que possui alto grau de imersão e realismo.
Mais de 100 pontos turísticos e destinos mineiros podem ser visitados no portal, utilizando a ferramenta “Minas em 360 graus” (http://www.minasgerais.com.br/pt/minas360), recurso que une imagens aéreas captadas por drones e fotos panorâmicas feitas em solo. A navegação é simples, bastando clicar nas setas para seguir na direção desejada ou nos ícones de helicópteros para ter a visão de como a cidade é distribuída e onde se localizam os principais atrativos.
Uma das rotas possíveis na capital segue pelos espaços culturais da Secult, que conduzem o visitante virtual ao imaginário de diversos artistas. No Museu Mineiro, é possível ver várias obras, como A Má Notícia, tela de Belmiro de Almeida, de 1897; quadros de Mestre Ataíde; e a escultura de São Miguel Arcanjo, do acervo de arte sacra. A chegada à Biblioteca Pública Estadual permite apreciar as belas linhas do projeto de Oscar Niemeyer, além do interior do edifício, que guarda um acervo de mais de 260 mil títulos. Esculturas em madeira e cerâmica de grandes nomes da arte popular de Minas Gerais compõem o acervo do Centro de Arte Popular. Também está incluído o acesso ao Arquivo Público Mineiro, instituição cultural mais antiga do Estado, e a outros espaços do Circuito Liberdade, no entorno da Praça da Liberdade, cartão postal de Belo Horizonte.
As exuberantes cidades históricas mineiras não poderiam faltar no tour virtual. Ouro Preto, por exemplo, apresenta diversos atrativos como edificações centenárias, fontes e praças que podem ser apreciados em detalhes. Também é possível mergulhar no patrimônio histórico e cultural de Diamantina, cidade do ex-presidente Juscelino Kubitscheck e de Chica da Silva, a escrava mais famosa da história brasileira. Em Tiradentes e São João Del Rei o portal apresenta passeios a igrejas, capelas, praças, museus, e muito mais.
Então aproveite essa viagem diretamente da sua casa e boas férias!!!
Foi divertida essa viagem gostei desse método de viagem
ResponderExcluir