19 janeiro, 2021

Empatia em tempos de Pandemia

 


Olá estudantes, tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam bem e sobretudo se cuidando. Hoje vamos falar sobre EMPATIA. Vocês já ouviram falar sobre esse assunto? Sabe o que essa palavra significa?

Vejamos:

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

De acordo com o dicionário, empatia é a capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.” Ou seja, é a “capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.”

Dessa forma, podemos dizer que empatia é um sentimento bom que você tem por alguém, esse sentimento envolve compreensão e carinho pela pessoa. Para você compreendê-la, você primeiro se coloca no lugar dela e dessa forma você consegue entender as reações dessa pessoa em diversas situações sem julgá-la.

É fundamental nutrirmos empatia por nossos semelhantes em todos os momentos, principalmente nesse período difícil que estamos vivendo.

Em tempos de Pandemia, devemos nutrir um olhar diferenciado em relação aos outros, no sentido de nos cuidarmos e cuidar dos outros, principalmente dos mais vulneráveis que são: os idosos, os portadores de doenças crônicas, fumantes, crianças menores de cinco anos de idade e qualquer pessoa com algum tipo de comorbidade.


Quando você se coloca no lugar do outro é como sentir na sua “própria pele” e assim fica mais fácil para você compreender e até ajudar. Esse sentimento nos ajuda no nosso dia a dia porque evita julgamentos antecipados e brigas.

As pessoas precisam aprender o que é ter empatia por alguém e isso é aprendido principalmente nas relações familiares e aperfeiçoado, na escola com o convívio dos colegas e nas relações de trabalho.

Existe 3 tipos de empatia:

Cognitiva: É quando você entende o pensamento da pessoa (ponto de vista).
Emocional: É quando você tenta se colocar “no lugar do outro” (sentir o que o outro sente)
Compassiva:  É quando você entende que a pessoa precisa de sua ajuda e você consegue ajudá-la.

É muito importante desenvolvermos preocupação empática com as outras pessoas porque evitaria que pessoas passassem por depressão e até suicídio. Todos nós precisamos de ajuda e atenção.

Seria de fundamental importância se olhássemos uns para os outros com olhar do coração, assim o mundo seria bem melhor.  Você não acha? Agora nos conte o que você está fazendo para contribuir com os cuidados com os outros?


O vídeo abaixo ajudará você a entender melhor:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale com a EMPHR! Deixe aqui sua mensagem.