26 janeiro, 2021

Entrevista com Margareth Dalcolmo, não deixe de assistir!

Vamos atualizar nossas informações sobre a pandemia que estamos vivenciando? Informação de qualidade é sempre essencial para nos cuidarmos! 

Assista, no link abaixo, uma entrevista esclarecedora com a Dra. Margareth Dalcolmo, que é pneumologista, professora e pesquisadora da Fiocruz, consultora da OMS e do Banco Mundial.

https://www.instagram.com/tv/CKHygTTKtl4/?igshid=1p8ixajzomh5t

Não deixe de contar pra gente o que você achou da entrevista! Deixe seu comentário abaixo.

Mancala

 


Olá Estudantes!

Desejamos que estejam bem!

Nesta semana, vamos sugerir um jogo africano: Mancala!


O jogo africano Mancala vem de longa data, cerca de 7.000 anos, e, ao que tudo indica, é o “pai” dos jogos. Sua provável origem encontra-se no continente africano, mais precisamente no Egito. Atualmente é jogado em todos os continentes e difundido através de seus apreciadores e de educadores, em escolas e universidades. Mancala é um jogo de estratégia relacionado à semeadura. Tem origem na palavra árabe nagaala que significa “mover”. Simula o ato de semear, a germinação das sementes na terra, o desenvolvimento e a colheita. O movimento das sementes pelo tabuleiro era associado ao movimento celeste das estrelas, e o próprio tabuleiro simbolizava o Arco Sagrado. Além do valor histórico, o Mancala oferece forte potencial de aprendizado, uma vez que é um jogo que exige muita agilidade de pensamento para se fazer boas jogadas. Pode-se dizer que algumas variantes do jogo Mancala são mais complexas do que o xadrez, uma vez que a configuração do tabuleiro é atualizada a cada jogada. Saber fazer boas jogadas, ter boas estratégias é a ciência do jogo. Mancala promove a destreza manual, a lateralidade (sentido horário ou anti-horário), as noções de quantidade e sequências, as operações básicas mentais; quando da aplicação das regras em cada jogo, estimula a busca de padrões de regularidades e formulação de generalizações buscando, numericamente, encontrar as melhores estratégias para vencer o jogo. Ao mesmo tempo, permite o uso de processos organizados de contagem na abordagem de problemas combinatórios simples (chances, eventos aleatórios, eventos equiprováveis e não-equiprováveis). Independente da complexidade das regras e do número de peças aplicadas no jogo, a matemática presente no jogo privilegia os conhecimentos de Matemática básica desde a geometria presente na confecção do tabuleiro, às estimativas necessárias para fazer o movimento das peças, noções de quantidade, sucessor e antecessor, simetria, sequência na distribuição das peças do tabuleiro e a própria contagem aplicada a cada movimento, além, é claro, de desafiar o jogador a resolver problemas.


(http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br)


Agora, mãos à obra!

Clique na foto a seguir e bom jogo!!!




22 janeiro, 2021

Dica de leitura: Antes que o mundo acabe

 

Vamos de indicação literária? Quem mais está ansioso para voltar à nossa biblioteca? Nós estamos... Mas temos a certeza de que isso acontecerá no momento que for seguro para todos. Enquanto isso, vamos curtindo  dicas super legais.


Globalização e Comunicação: acessando outros idiomas

Vamos, junto com a Thaís Ellen, refletir sobre o fenômeno da globalização e seus impactos na comunicação? Clique na imagem abaixo para ler a matéria na íntegra!



20 janeiro, 2021

Cuidado com as fake news!

 Nem tudo o que você compartilha é verdadeiro.

Clique na imagem para ler o texto da Gabriela Batista, estudante do 9º ano e colunista da Gazeta HR!

19 janeiro, 2021

Empatia em tempos de Pandemia

 


Olá estudantes, tudo bem com vocês? Esperamos que todos estejam bem e sobretudo se cuidando. Hoje vamos falar sobre EMPATIA. Vocês já ouviram falar sobre esse assunto? Sabe o que essa palavra significa?

Vejamos:

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

Com origem no termo em grego empatheia, que significava "paixão", a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

De acordo com o dicionário, empatia é a capacidade de projetar a personalidade de alguém num objeto, de forma que este pareça como que impregnado dela.” Ou seja, é a “capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.”

Dessa forma, podemos dizer que empatia é um sentimento bom que você tem por alguém, esse sentimento envolve compreensão e carinho pela pessoa. Para você compreendê-la, você primeiro se coloca no lugar dela e dessa forma você consegue entender as reações dessa pessoa em diversas situações sem julgá-la.

É fundamental nutrirmos empatia por nossos semelhantes em todos os momentos, principalmente nesse período difícil que estamos vivendo.

Em tempos de Pandemia, devemos nutrir um olhar diferenciado em relação aos outros, no sentido de nos cuidarmos e cuidar dos outros, principalmente dos mais vulneráveis que são: os idosos, os portadores de doenças crônicas, fumantes, crianças menores de cinco anos de idade e qualquer pessoa com algum tipo de comorbidade.


Quando você se coloca no lugar do outro é como sentir na sua “própria pele” e assim fica mais fácil para você compreender e até ajudar. Esse sentimento nos ajuda no nosso dia a dia porque evita julgamentos antecipados e brigas.

As pessoas precisam aprender o que é ter empatia por alguém e isso é aprendido principalmente nas relações familiares e aperfeiçoado, na escola com o convívio dos colegas e nas relações de trabalho.

Existe 3 tipos de empatia:

Cognitiva: É quando você entende o pensamento da pessoa (ponto de vista).
Emocional: É quando você tenta se colocar “no lugar do outro” (sentir o que o outro sente)
Compassiva:  É quando você entende que a pessoa precisa de sua ajuda e você consegue ajudá-la.

É muito importante desenvolvermos preocupação empática com as outras pessoas porque evitaria que pessoas passassem por depressão e até suicídio. Todos nós precisamos de ajuda e atenção.

Seria de fundamental importância se olhássemos uns para os outros com olhar do coração, assim o mundo seria bem melhor.  Você não acha? Agora nos conte o que você está fazendo para contribuir com os cuidados com os outros?


O vídeo abaixo ajudará você a entender melhor:


12 janeiro, 2021

Vai ter viagem (online) nas férias, sim senhor!

 

O início do ano 2021 ainda traz os mesmos perigos vividos em 2020 e, com o número crescente de casos do novo Coronavírus, os cuidados com a prevenção não podem ser deixados de lado. As viagens e os encontros familiares podem se transformar em pontos de contágio e transformar reuniões festivas em tragédias pessoais. 


Embora os cuidados com a higiene e o distanciamento social ainda sejam práticas importantes no contexto atual, a tecnologia pode nos ajudar a se fazer presente (mesmo que distante) na vida das pessoas que amamos. E quem disse que não podemos conhecer lugares super legais durante a pandemia?


Em tempos de pandemia, viajar não é uma opção, mas só fisicamente. Que tal visitar lugares incríveis de Minas Gerais, conhecer cidades históricas, patrimônios culturais tombados, obras de arte a céu aberto, tudo isso sem sair de casa? Por meio do Portal Minas Gerais (www.minasgerais.com.br), coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), estão disponíveis várias visitas virtuais para quem estiver disposto a se aventurar nesta forma de experiência, que possui alto grau de imersão e realismo.

Mais de 100 pontos turísticos e destinos mineiros podem ser visitados no portal, utilizando a ferramenta “Minas em 360 graus” (http://www.minasgerais.com.br/pt/minas360), recurso que une imagens aéreas captadas por drones e fotos panorâmicas feitas em solo. A navegação é simples, bastando clicar nas setas para seguir na direção desejada ou nos ícones de helicópteros para ter a visão de como a cidade é distribuída e onde se localizam os principais atrativos.

Uma das rotas possíveis na capital segue pelos espaços culturais da Secult, que conduzem o visitante virtual ao imaginário de diversos artistas. No Museu Mineiro, é possível ver várias obras, como A Má Notícia, tela de Belmiro de Almeida, de 1897; quadros de Mestre Ataíde; e a escultura de São Miguel Arcanjo, do acervo de arte sacra. A chegada à Biblioteca Pública Estadual permite apreciar as belas linhas do projeto de Oscar Niemeyer, além do interior do edifício, que guarda um acervo de mais de 260 mil títulos. Esculturas em madeira e cerâmica de grandes nomes da arte popular de Minas Gerais compõem o acervo do Centro de Arte Popular. Também está incluído o acesso ao Arquivo Público Mineiro, instituição cultural mais antiga do Estado, e a outros espaços do Circuito Liberdade, no entorno da Praça da Liberdade, cartão postal de Belo Horizonte.

As exuberantes cidades históricas mineiras não poderiam faltar no tour virtual. Ouro Preto, por exemplo, apresenta diversos atrativos como edificações centenárias, fontes e praças que podem ser apreciados em detalhes. Também é possível mergulhar no patrimônio histórico e cultural de Diamantina, cidade do ex-presidente Juscelino Kubitscheck e de Chica da Silva, a escrava mais famosa da história brasileira. Em Tiradentes e São João Del Rei o portal apresenta passeios a igrejas, capelas, praças, museus, e muito mais.

Então aproveite essa viagem diretamente da sua casa  e boas férias!!!

Fonte: https://portalamm.org.br/visitas-virtuais-a-cidades-e-espacos-culturais-de-minas-gerais-permitem-conhecer-destinos-surpreendentes-em-todo-o-estado/

Atenção estudante! Você fez a atividade AVALIATIVA?

 Atenção, estudante da EMPHR e família, para as atividades avaliativas enviadas em Dezembro. Você já fez? Não? Então corre que ainda dá tempo!

Veja abaixo a atividade que você deve fazer, conforme o ano em que estava matriculado em 2020.

Todas as atividades devem ser feitas em papel e entregues na portaria da escola nos horários de 08:00 às 11:00 e 12:00 às 19:00.

Em nenhuma hipótese haverá empréstimo de material na portaria da escola (não estamos disponibilizando cola, grampeador, caneta, ou qualquer outro tipo de material para empréstimo) por motivo de segurança em relação à COVID-19.

Quando for realizar a entrega da atividade, evite aglomerações, vá sozinho e não se aproxime muito dos colegas que encontrar pelo caminho. Sabemos que a saudade é grande, mas estamos todos acreditando que em breve poderemos estar juntos novamente. Por enquanto, siga se cuidando!

Para estudantes que estavam matriculados no 1º, 2º e 3º anos em 2020:


Atenção: Para ver as imagens em tamanho grande, clique sobre elas!


Para estudantes que estavam matriculados no 4º e 5º anos em 2020:

Clique aqui para ver a atividade.

Clique aqui para ver o livro "O Sonho de Natal".


Para estudantes que estavam matriculados no 6º, 7º e 8º anos em 2020:

Escreva um texto sobre os aprendizados que tivemos no decorrer de 2020, esse ano tão diferente que estamos vivendo. Para fundamentar o seu texto, reveja as postagens de nosso blog e responda às atividades que estão aqui!

Seu texto deve falar sobre os seguintes itens:

  • Como você e sua família tem passado por essa pandemia.
  • O que aprendemos sobre a importância do cuidado nesse período.
  • O que aprendemos sobre a pandemia propriamente dita.
  • O que refletimos sobre a relação entre seres humanos e meio ambiente.
  • Qual a importância de estarmos atentos às fakenews.
  • Que outros aprendizados tivemos.

Você deve fazer um cabeçalho para sua atividade contendo:

  • Nome da escola;
  • Seu ano e sala;
  • Seu nome completo.

Não se esqueça de dar um título para a sua produção! Ah, seja criativo, ilustre seu texto, as imagens também podem representar o quanto você aprendeu.


11 janeiro, 2021

PROERD 7º ano - AULA 06: Você sabe o que é abster-se? Uma lição com Fortnite!

 Olá, estudantes!

Estamos todos com saudades. Esperamos que estejam se cuidando.

Janeiro, mês de férias bastante diferentes, já que ainda estamos em plena pandemia... Vocês devem estar aproveitando para jogar bastante, não é?! A propósito, até mesmo os games podem nos ensinar importantes lições.

Em Fortnite, por exemplo, temos um exemplo bem claro do que é abster-se. Vamos conferir?

Até a próxima!

PROERD - Aula 06: "Falar" e "se comunicar" são a mesma coisa?

Olá galerinha!

Quem disse que em janeiro não podemos aprender?

A Sofia pensava que para se comunicar com alguém, bastava falar. Muitas vezes nós também pensamos assim, não é mesmo? Vamos ver juntos qual é a diferença:

Em breve nos veremos novamente! Cuidem-se!