Olá! Durante o mês de setembro, estamos discutindo a hipótese científica de que a pandemia de COVID-19 pode ser uma resposta do planeta à ação humana. Observe a imagem que traz elementos dessa hipótese com atenção e comente no nosso blog o que achou.
Alguns cientistas e pensadores acreditam que essa pandemia seja resposta da natureza pela ação negligente do homem no meio ambiente. O novo coronavírus se alastrou pelo mundo graças à ação destrutiva e invasora do ser humano contra a natureza, afirma o pesquisador Allan Carlos Pscheidt, doutor em Biodiversidade Vegetal e Meio Ambiente e professor das Faculdades Metropolitanas Unidas, em São Paulo. Ao ‘Nexo’, o escritor de ciência David Quammen fala sobre o papel que atividades como a caça e o desmatamento tem na origem de doenças como a causada pelo novo coronavírus.
Natureza dá sua resposta para os tempos de quarentena. Com o declínio brutal da presença humana nas ruas, os animais selvagens urbanos “têm caminho livre para passear pelas cidades”, disse Romain Julliard, diretor de pesquisa do Museu Nacional de História Natural de Paris, à AFP. Ele cita o exemplo das raposas. O isolamento físico inédito durante a pandemia de Covid-19 tem impactado também o ambiente e os animais. De acordo com cientistas, algumas espécies podem se beneficiar temporariamente da retração da ocupação humana, mas ainda é cedo para afirmar que a natureza esteja se recuperando dos estragos causados pelo homem ao longo das últimas décadas.
Leia as reportagens nos links abaixo para ficar por dentro o que pensam esses cientistas e
pensadores.
Depois assista ao vídeo “A história das coisas” que faz uma importante crítica sobre produção e consumo. Esperamos que o vídeo te ajude a refletir mais sobre a ação humana no planeta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fale com a EMPHR! Deixe aqui sua mensagem.